UNINTA EaD e Lacca discutem implantação de ferramentas de design inclusivo para estudantes com Transtorno do Neurodesenvolvimento

A educação é transformadora e também um direito de todos. Tendo como base essa premissa, o UNINTA EaD abre espaço para discussões sobre a inclusão de ferramentas de design inclusivo para pessoas com Transtornos do Neurodesenvolvimento, em parceria com o Laboratório de Ciências do Cérebro e Aprendizagem (Lacca).

O desenvolvimento e as discussões sobre as novas tecnologias são vistos com entusiasmo pela diretora pedagógica do UNINTA EaD, Profa. Ma. Josiane Mendes. “Nós, do UNINTA EaD, sabemos como é importante inserir ferramentas inclusivas em nosso ecossistema de aprendizagem que apoiem o acesso, a permanência, e principalmente dêem condições de uma aprendizagem qualificada para todos”

A ideia é conseguir alcançar e incluir o maior número de estudantes com as ferramentas. “O design inclusivo permitirá a melhoria da aprendizagem de pessoas com Transtornos do Neurodesenvolvimento como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção/hiperatividade (TDAH), transtornos de ansiedade e do humor, entre outros”, explica o prof. Marcelo Franco.

A idealização do projeto de design inclusivo parte do grupo de pesquisa CNPQ Lacca, liderado pelos professores Me. Marcelo Franco e Dra. Silvia Azevedo. O laboratório está ligado ao curso de Psicologia, tem parceria com o Núcleo de Apoio Psicológico ao Estudante do UNINTA (NAPSI), e com o Serviço de Atendimento ao Discente (Sead) da Prodeg. Tem ainda apoio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) com incentivo de bolsas de iniciação científica.