UNINTA e Secretaria da Educação de Sobral realizam Centenário de Paulo Freire

A Diretoria de Inovação Educacional do Centro Universitário Inta (UNINTA) juntamente a Secretaria da Educação de Sobral realizará, na próxima sexta-feira (10/12), o evento Centenário de Paulo Freire: práticas educacionais para uma sociedade tecnológica. O momento terá inicio às 8h e contará com a participação de professores palestrantes das seguintes instituições: FIED, UNINTA, UVA e do Instituo Politécnico de Tomar em Portugal. As palestras serão transmitidas ao vivo pelo canal do Youtube do UNINTA.

Durante toda a programação haverá uma interação dos palestrantes com os participantes, visando fomentar um debate em torno da temática central que os possibilite pensar os rumos da educação no contexto tecnológico e digital.  O objetivo é promover momentos de diálogos, reflexões, críticas e sistematizações da natureza da educação e dos desafios que o cenário tecnológico e a vivencia do digital impõe aos docentes e discentes na vivencia do processo de ensino/aprendizagem.

O evento terá início com a acolhida dos participantes e o credenciamento. Em seguida a formação da mesa dos responsáveis diretamente com a realização do evento que dará as boas vindas aos participantes e irão anunciar a relevância das temáticas e das discussões que o momento, em questão, irá promover.

As palestras terão enfoque na pedagogia do educador Paulo Freire, onde os palestrantes irão frisar de forma fundamental a didática, a influência, o método e atuação na alfabetização proposta por Freire. Ou seja, terão a oportunidade de aprofundar e conhecer a atuação deste pernambucano no cenário educacional tanto na realidade do povo brasileiro como de outras nacionalidades.

Na parte da tarde, as temáticas propostas pelos palestrantes se direcionam a pensar e fazer uma atualização da teoria de Freire com pontos essenciais da sociedade tecnológica e digital que impõem novas posturas didáticas para efetivação de uma educação que responda aos problemas deste século.