O Polo EaD do Centro Universitário Inta (UNINTA), em Castelo, no Piauí, realizou no dia 29 de maio, a cerimônia de lançamento do livro de autoria dos alunos e professores, “Formação Docente em Pauta: Olhares e Perspectivas sobre um Processo em (des)construção”. O evento contou com a participação dos autores da obra, convidados especiais, familiares e estudantes das turmas de graduação.

A obra é uma síntese de longos anos dedicados ao trabalho de formação inicial e continuada de professores no âmbito do Centro Universitário INTA (UNINTA), polo de apoio presencial em Castelo do Piauí (PI). O livro suscita reflexões valiosas sobre a necessidade de reconfiguração social dos processos de formação inicial e continuada de professores. Discussões essas, motivadas pela mudança de paradigma oriunda da sociedade do conhecimento, informação e aprendizagem, suscitando um perfil docente diferente e renovado.

O professor Renato Lima relatou que o livro é uma obra coletiva, fruto de muita leitura e da dedicação dos alunos e professores. “É uma satisfação pessoal que eu compartilho com todos que estão aqui nesse evento. A publicação desse livro é a demonstração de que o esforço dos alunos valeu a pena. Os textos são muito bons e é uma leitura leve e agradável. Com a publicação, o aluno passa a ter uma prova de título para usar em concursos públicos”. Declarou.

O professor Marcos Soares enfatizou a importância da pesquisa na graduação e na pós-graduação. “Este procedimento da escrita do livro gera no aluno um novo ânimo para estudar. Não é só a leitura do material didático para passar na prova da disciplina, é agora um aprofundamento no entendimento para gerar um novo conhecimento. Essa diferença transforma o aluno leitor, em aluno autor, e isso muda a forma de estudar. É uma formação de professores diferente porque vai formar um profissional mais capacitado na sua área de formação e também com a habilidade da escrita bem mais desenvolvida”. Pontuou.

O professor Ernandes Soares destacou que é a primeira vez que ocorre um lançamento de livro promovido por uma faculdade na cidade. “Temos a honra de ser a primeira instituição de ensino superior a lançar uma obra produzida pelos alunos e professores do polo de apoio presencial em Castelo do Piauí. O polo do UNINTA trouxe um diferencial na educação superior para a nossa cidade”. Evidenciou.

Conheça os autores e organizadores do livro:

Autores:
Fagonnes Moreira Soares – Graduação em Educação Física
Felipe Silva Germano – Pós-Graduação
Jefferson Alexandre Alves Nunes – Pós- Graduação
João Pedro Soares e Silva – Pós-Graduação
José Thiago Soriano da Silva – Pós-Graduação
Maria Deusilene Paiva dos Santos – Pós-Graduação
Maria Dinaele Pereira de Freitas – Pós-Graduação
Noélia Rodrigues Pereira – Graduação em Pedagogia
Vitória Carolina Soares Silva – Graduação em Educação Física

Organizadores:
Professor: Francisco Renato Lima
Professor: Francisco Marcos Pereira Soares
Professor: Ernandes Soares Araújo