Novo Ecossistema de Aprendizagem do UNINTA EaD trará melhoria na comunicação e interação pedagógica

Com a proposta de uma educação mais colaborativa e melhor interação entre estudantes, professores e tutores, o UNINTA EaD anuncia o lançamento da nova versão de seu Ecossistema de Aprendizagem.

A plataforma busca melhorar a comunicação e a interação pedagógica, com recursos como fóruns abertos, ferramentas para um melhor atendimento aos estudantes, instrumentos de indicação e avaliação de conteúdos, cursos e materiais acadêmicos, além de um portfólio gerado automaticamente a partir das interações do estudante com o sistema durante sua graduação.

O diretor de Inovação Educacional do UNINTA, Prof. Dr. João José Fonseca, destaca a importância da aprendizagem coletiva. “A aprendizagem conjunta de alunos e professores possibilita uma educação com experiências ricas, mais interatividade e maior comprometimento pela educação de excelência”.

Com um layout moderno e usabilidade mais intuitiva, o novo sistema traz novidades para toda comunidade acadêmica. A primeira delas envolve o compartilhamento de conhecimentos. “O Ecossistema permitirá que os estudantes troquem entre si. As dúvidas, antes discutidas apenas entre aluno e professor, poderão ser divididas e respondidas por todos”, explica Felipe Almeida, analista de sistema do UNINTA. As respostas poderão ser avaliadas por outros acadêmicos.

Outra novidade é o portfólio do estudante. “Todas as atividades acadêmicas realizadas pelo discente serão registradas no sistema. O UNINTA EaD facilitará a construção do currículo, mantendo-o sempre atualizado”.

Os materiais disponibilizados pelos professores aos estudantes e os títulos colocados na Biblioteca Virtual também poderão ser avaliados. “A avaliação de satisfação nos auxiliará, caso haja necessidade, na construção de um plano de ação visando melhorias”, explica o diretor João José. Os discentes poderão ainda contribuir com o acervo de leituras complementares.

O apoio pedagógico também ganhou espaço. “O estudante poderá solicitar atendimento individualizado, caso não esteja se adaptando à metodologia de ensino ou gestão de tempo”, conclui Fonseca.

Novo Ecossistema de Aprendizagem

O desenvolvimento do sistema acontece desde 2018 e está agora em fase de apresentação. Já participaram da exposição do produto os colaboradores da Direção Comercial. A plataforma logo será exposta ao corpo docente, polos parceiros e estudantes.