Durante os dias 27 a 29 de abril, o curso de Serviço Social do UNINTA na modalidade a distância recebeu a visita virtual de uma comissão avaliadora do Ministério da Educação (MEC). Ao final da avaliação, o relatório reconheceu o curso com a nota 5 (conceito máximo) em todos os indicadores. A graduação agora aguarda publicação no Diário Oficial da União (DOU).

A apresentação à comissão foi conduzida pela Coordenadora do Curso, Profa. Me. Isabelle Melo Rocha e pela Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional, Profa. Me. Graça Maria de Morais Aguiar e Silva. O curso foi avaliado em três dimensões: Organização Didática Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura.

O curso, na modalidade a distância, é ofertado nas opções: Flex (EaD com apoio de polos físicos), 100% Digital (com provas, estágios e práticas em ambientes profissionais) e Semipresencial (Conteúdo digital com práticas presenciais nos polos físicos).

A Coordenadora do Curso, Profa. Me. Isabelle Melo Rocha, evidenciou o trabalho conjunto desenvolvido até chegar a essa conquista. “Isso é resultado de um trabalho sistemático de planejamento didático-pedagógico com foco na formação contínua de professores e tutores qualificados específicos da área de Serviço Social. Comprometidos com o projeto ético e político da profissão, visando uma formação de qualidade que busca graduar profissionais habilitados a investigar e intervir na realidade social considerando as dimensões históricas, políticas, econômicas e culturais da coletividade. O grande diferencial para avaliação máxima em todos os conceitos do MEC é uma formação comprometida com um projeto de sociedade mais justa e igualitária”. Destacou.

“O reconhecimento é a coroação de um trabalho feito com excelência pela coordenação, seu NDE, Colegiado e todo o suporte do UNINTA. A nossa Pró-Reitoria sente-se honrada e feliz por fazer parte desta conquista. Todos estão de parabéns”. Pontuou a Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional, Profa. Me. Graça Maria de Morais Aguiar e Silva.

Sobre o curso de Serviço Social em EAD
O curso de Serviço Social do UNINTA em EaD possui duração de 04 anos. Contando com polos distribuídos pelo país, a graduação tem como propósito formar assistentes sociais comprometidos com valores que dignificam e respeitam as pessoas em suas diferenças e potencialidades, sem discriminação de qualquer natureza, desenvolvendo competências e habilidades para trabalhar com indivíduos, grupos sociais, comunidades e instituições, compreendendo suas motivações, necessidades, atitudes e comportamentos de forma integral.

O curso possui um corpo de tutores e professores mestres e doutores que contribuem para o desenvolvimento de um perfil profissional capaz de contribuir na luta pela defesa dos direitos sociais no mundo pós pandemia.

Campo de atuação
O profissional de Serviço Social realiza um trabalho essencialmente socioeducativo e está qualificado para atuar nas diversas áreas ligadas à condução das políticas sociais públicas e privadas, tais como planejamento, organização, execução, avaliação, gestão, pesquisa e assessoria.

Entre as instituições estaduais e municipais com forte atuação dos assistentes sociais estão os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), além do sistema prisional, sistema judiciário, dentre outros.