Linguagens em Movimento: Cultura e Diversidade foi tema de evento de extensão promovido pelo curso de Letras do UNINTA EaD

Trazendo como temática as “Linguagens em Movimento: Cultura e Diversidade”, o curso de Letras do UNINTA EaD realizou durante os dias 27 e 28 de maio um evento de extensão em alusão ao dia do Profissional de Letras, comemorado no dia 21 de maio. Os momentos foram realizados em formato virtual, e transmitidos pelo canal oficial do UNINTA, no Youtube.

Na ocasião, o evento trouxe discussões sobre a linguagem e a cultura numa perspectiva plural e contou com a participação da Coordenadora do Curso de Letras EaD, Profa. Me. Liana Liberato Lopes Carlos, a Coordenadora de Comunicação do ICB – Instituto Cigano do Brasil-Flor, Fontenele Cigana Rom Kalderash e do Ciganólogo e Antropólogo, Prof. Dr. Lailson Ferreira da Silva.

Além da participação dos tutores educacionais do Curso de Letras EaD prof. Esp. Paulo Ricardo Mesquista Moreira e Profa. Me. Alessandra Zelinda Bessa com um debate Interfaces na Lingua(gem) e na Comunicação: caminhos para a proficiência na leitura e na escrita e lançamento do Laboratório Virtual de Leitura e Escrita.

O evento de extensão teve como objetivo trazer debates acerca das múltiplas linguagens e sua interação com a cultura popular. Além disso, ele trouxe esclarecimentos sobre a diversidade cultural da linguagem e suas implicações nas manifestações da fala popular. A partir disso, os alunos do curso de Letras tiveram uma percepção mais aprofundada da complexidade que envolve a linguagem ou cultura, como informações que devem ser transmitidas em sala de aula.

A coordenadora do curso, Curso de Letras EaD, Profa. Me. Liana Liberato Lopes Carlos destaca a importância do evento, “consideramos que o evento trouxe possibilidades e caminhos para se discutir a linguagem numa perspectiva polissêmica pois entendemos que o estudo da linguagem não ocorre apenas numa formalidade de língua, escrita e gramática mas a partir da pluralidade e dos sujeitos que se encontram na sociedade”, ressalta.

Sobre o Curso
O curso de Letras do UNINTA EaD tem duração de 8 semestres (4 anos) e busca inserir esses profissionais na docência na educação básica e ensino superior, assessoria pedagógica e cultural, agências de publicidade, departamento de comunicação em empresas privadas e editoras.

O curso de Letras Língua Portuguesa na modalidade a distância tem como finalidade preparar o profissional comprometido com o domínio da linguagem em diferentes modalidades discursivas, para o desenvolvimento da prática oral em situações formais ou informais, para o ensino da língua materna valorizando a diversidade linguística e cultural de cada falante da língua.