Introdução a Programação: Evento marca início de curso gratuito do UNINTA, em parceria com instituto internacional

Na sexta-feira, 13 de maio, a Diretoria de Inovação Educacional (DIRIN) do Centro Universitário Inta (UNINTA) e o Instituto Politécnico de Tomar, de Portugal, oficializaram a parceria que oferece aos estudantes da graduação e da rede pública de ensino acesso gratuito ao curso ‘Introdução a Programação’, capacitação de nível internacional, com certificação reconhecida pela comunidade europeia.

O evento que deu início às aulas, aconteceu no Auditório Central Oscar Spíndola Rodrigues e reuniu estudantes do ensino médio das cidades de Sobral, Forquilha e Tianguá. Acadêmicos das graduações de Gestão de Tecnologia da Informação (UNINTA EaD) e de Sistemas de Informação (Faculdade Ieducare – FIED) também estão entre os participantes.

Com duração de 10 semanas, o curso funcionará de forma síncrona e assíncrona, utilizando a plataforma Microsoft Teams.

O curso introdutório de Programação tem como objetivo promover uma formação de Programação Computacional através de ferramentas inovadoras de ensino de lógica de programação. O estudante, ao fim do curso, terá aprendido sobre conceitos fundamentais para quem deseja se tornar um profissional na área de tecnologia da informação.

A DIRIN é vinculada à Pró-Reitoria de Educação a Distância (PROEAD) e dirigida pelo Prof. Dr. João José Saraiva da Fonseca, que explicou a importância desta parceria. “A ideia é que os participantes tenham um plus na formação. É um curso duplamente certificado, além de ter a experiência de ver como funciona o processo de ensino e aprendizagem com professores portugueses. Estamos prevendo muito mais para o próximo semestre”. Evidenciou.

A Pró-Reitora de Educação Continuada – PROECON, Profa. Ma. Eliza Angélica Rodrigues Ponte, refletiu sobre a oferta de cursos. “Aqui no UNINTA procuramos proporcionar a essa juventude do futuro cursos de excelência, após o ensino médio. É um curso de 200 horas que os alunos poderão fazer uma escolha de vida, além de um aprendizado que podem levar para qualquer lugar. A vida é cheia de oportunidades e não podemos deixar passar estes momentos, e este curso é um deles. Não desistam”. Pontuou.

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do Ecossistema de Aprendizagem, no Youtube, e está disponível para acesso em: www.youtube.com/watch?v=INSlfn1tQrM.