Dia do Ouvidor: Empatia, sigilo e agilidade são os diferenciais da Ouvidoria do UNINTA

O elo de comunicação entre a comunidade acadêmica e a instituição. Esse é o conceito que melhor define a Ouvidoria. No dia do ouvidor, neste 16 de março, o Centro Universitário Inta (UNINTA) homenageia os profissionais que tão bem executam as funções exigidas pela posição.

Em um primeiro momento, a ouvidoria pode ser lembrada como um setor para reclamações, e é essa ideia errônea que o UNINTA quer desmitificar. Os colaboradores da ouvidoria da instituição reforçam que o “sigilo, a empatia e a ética” são essenciais para as funções exercidas por eles.

Jucelaine Zamboni, uma das colaboradoras a frente da Ouvidoria da Associação Igreja Adventista Missionária (Aiamis), mantenedora do UNINTA, é mestranda em Educação e estudante de Psicologia. Trabalhando no UNINTA há mais de dez anos, descreve bem as bases colocadas para que seu trabalho seja feito com excelência.

“Acredito que um dos diferenciais da Ouvidoria UNINTA seja a empatia com quem procura nossos serviços e a preocupação em não deixar nenhuma demanda sem retorno. Aqui, nós atendemos as demandas, até as mais delicadas, com sensibilidade, atenção, responsabilidade e discrição”.

A agilidade é outra importante preocupação da instituição. “Nosso Chanceler Dr. Oscar Spíndola Rodrigues Júnior, bem como o Reitor Dr. Daniel Rontgen Melo Spíndola Rodrigues, sempre evidenciam a preocupação a respeito das devolutivas, sendo assim, procuramos atender todas as demandas antes dos prazos estabelecidos que são de até cinco dias úteis, a não ser em casos mais específicos”, enfatiza Jucelaine.

Ela afirma ainda “acreditar ser fundamental a capacidade de compreender as necessidades e expectativas dos usuários, de forma empática, e ter também respeito e coleguismo com os outros setores da instituição, para que todos possamos trabalhar juntos de forma amigável e cortês para o bom funcionamento da mesma”.

Administrar as sugestões, elogios, críticas e denúncias também fazem parte das atividades do setor. “Mas é também um local de acolhimento. A ouvidoria é um lugar onde as pessoas podem ser atendidas por motivos diversos, e acolhê-los da melhor forma possível envolve imparcialidade, discrição, e esses são pilares do nosso trabalho”, complementa José Emerson Ferreira da Silva, colaborador da Ouvidoria do UNINTA graduado em Teologia e Administração.

“Tenho orgulho de ser uma das pessoas na linha de frente do atendimento na desafiadora tarefa de acolher as demandas que nos chegam”, finaliza o teólogo.