Coordenador do UNINTA EaD lança livro sobre novos olhares e sociabilidades violentas na escola

O coordenador do Polo Sobral de Educação a Distância (EaD) do Centro Universitário Inta – UNINTA, Professor Me. Harley Gomes de Sousa, lançou no mês de dezembro pela Editora Appris, de Curitiba, o livro ‘Sociabilidades Violentas na Escola: narrativas e saberes’. A obra convida os leitores a refletir a partir de narrativas dos estudantes, professores e gestores, o que é ou não violência em relação às práticas cotidianas na escola.

As reflexões presentes no livro são resultado de uma pesquisa empírica, de natureza qualitativa, realizada numa escola de ensino fundamental no interior do estado do Ceará. Nessa investigação, realizou-se um estudo de caso, com o auxílio da observação direta e da aplicação de entrevistas semiestruturadas com os agentes escolares, num universo de 24 participantes (11 estudantes, 11 professores e dois gestores).

O escritor propõe ainda, um conjunto de atividades pedagógicas de enfrentamento às práticas violentas na escola, tornando-se a leitura uma excelente fonte de pesquisa e ações educacionais adaptáveis às realidades locais.

Sobre o autor

Harley Gomes de Sousa é mestre em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e desde 2016, é professor do Centro Universitário Inta (UNINTA). Além de ser graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Membro do Laboratório de Pesquisa Conflitualidades e Violência (Covio), atuando na linha de pesquisa “Participação social e práticas da não violência”.

Atualmente, leciona no curso de Pedagogia e coordena o Polo Sobral de Educação a Distância desta instituição.

Sobre a editora
Esta obra foi publicada pela Editora Appris, que encontra-se na cidade de Curitiba, Paraná. Com aproximadamente sete anos de existência, a Appris atua no ramo de publicação de obras técnicas e científicas nas mais variadas áreas do conhecimento.

Com a experiência de seus editores, que estão há mais de 27 anos no mercado editorial, a Appris possui um catálogo com mais de 2 mil obras publicadas e, número esse que cresce com uma média de 50 lançamentos por mês.

Para aquisição da obra clique nesse link: www.editoraappris.com.br/produto/4627-sociabilidades-violentas-na-escola-narrativas-e-saberes