Extensão a Distância em Práticas Inovadoras na Docência em Saúde

CONHEÇA

APRESENTAÇÃO

PROPOSTA DO CURSO

Partindo dos desafios atuais ao Ensino Superior na Saúde, o Curso tratará de questões relativas à educação para o desenvolvimento de competências profissionais em saúde, seguindo a tendência mundial no setor. A Educação Superior tem uma história milenar que se inicia com o nascimento das primeiras universidades na Europa, ainda na Idade Média. Com o advento da modernidade tecnológica, novas demandas foram colocadas a essas instituições, requerendo o desenvolvimento de novas competências para os docentes, que tiveram de abandonar o estilo escolástico de ensino para dedicarem-se a abordagens centradas na tecnologia emergente e cada vez mais essencial ao modo de produção industrial. As Humanidades Clássicas cederam lugar às disciplinas científicas e tecnológicas, com amplo impacto na organização da Educação Superior e na prática docente. No setor saúde, destaca-se a contribuição que o Relatório Flexner deu à conformação do ensino médico contemporâneo fundamentado epistemologicamente no hoje denominado Modelo Biomédico, que teve grande influência posterior no Ensino das Profissões da Saúde. No âmbito da Educação, nesta transição de século, muitos trabalhos têm sido publicados sobre o papel da universidade e sobre a docência em face dos desafios sociais contemporâneos, principalmente em face das inovações disruptivas e do ensino hibrido. A didática continua a ser uma disciplina essencial à formação docente, particularmente na Educação Superior, demandando, porém, uma atividade reflexiva por parte dos professores que nela atuam, para que as práticas pedagógicas visem à formação integral do homem, abarcando as dimensões profissionais, de produção de conhecimento e de cidadania. No setor saúde, essas reflexões têm gerado movimentos de mudança nos currículos das escolas, nas metodologias de ensino e de avaliação e nos cenários de ensino profissional, principalmente após o advento das metodologias de aprendizagem ativa e da estratégia de Educação Baseada no Sistema de Saúde. Os docentes dos cursos de graduação e de pós-graduação em saúde devem, pois, estar preparados para enfrentar as demandas atuais que se colocam ao Ensino das Profissões da Saúde, implementando práticas inovadoras.

OBJETIVO DO CURSO

Ao final do Curso, o aprendente será capaz de empreender uma prática docente em saúde inovadora, utilizando uma caixa de ferramentas modernas e eficazes de facilitação da aprendizagem dos estudantes, de avaliação da aprendizagem e de gestão da mudança em seu local de trabalho para viabilizar a implementação dessas práticas.

docencia-saude

INFORMAÇÕES

Público-Alvo
Público-Alvo

Docentes de cursos na área da saúde.

Certificado
Certificado

Certificado de Especialista com 120 horas/aulas.

Duração
Duração

4 meses

Investimento
Investimento

R$ XXX,00

CONHEÇA O PROGRAMA DO CURSO

Preencha os dados abaixo e receba em seu e-mail o programa do curso

CONHEÇA O UNINTA

Um Centro Universitário de excelência com 20 anos de tradição. Uma instituição do tamanho dos seus sonhos.

O UNINTA vem se destacando na paisagem do ensino superior do Brasil por seus indicadores técnicos e pela qualidade de ensino. Uma instituição com conceito de excelência do Ministério da Educação e com uma metodologia de Educação a Distância autorizada com nota máxima.

Mais de 30 cursos de graduação presencial, inclusive o melhor curso de Medicina do Brasil, segundo o MEC (reconhecimento em dezembro de 2018). Mais de 100 cursos de pós-graduação, entre especializações, MBAs, mestrados e programa de pós-doutorado, fazem do UNINTA uma excelente opção para a educação superior e educação continuada.

Escolher o UNINTA é a certeza de escolher um centro de ensino de referência que atrai estudantes universitários de todo o Brasil. (Matéria no G1)

20 Anos de Tradição
20 Anos de Tradição
+ de 150 polos no Brasil
+ de 150 polos no Brasil
Excelência Segundo o MEC
Excelência Segundo o MEC
Plataforma Segura
Plataforma Segura

Faça sua Pré-Inscrição