Proposta do curso
O curso de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância tem como finalidade formar profissionais críticos em relação às problemáticas de seu tempo e consciente das especificidades culturais das sociedades e grupos sociais que os precedem até os dias atuais. O curso prepara educadores comprometidos com a constante renovação do Ensino da Matemática em todas as suas dimensões, o que supõe pleno domínio do conhecimento matemático e das práticas essenciais de sua produção e difusão. O graduado deverá estar capacitado ao exercício do trabalho de docência em Matemática em todos os níveis de ensino e formam pesquisadores com o interesse pelo estudo, pesquisa e conhecimento Matemático. Assim como profissionais encarregados da preservação do ensino, da memória da Matemático, pela sua atuação no desenvolvimento de habilidades que o torne capaz de desenvolver metodologias e técnicas nas áreas de pesquisa, conhecimento e novas tecnologias.
Área de Atuação
Docência na educação básica e ensino superior, Empresas, Instituições públicas, editoras, consultorias.
Mercado de Trabalho
Ministrar aulas de Matemática no ensino fundamental e médio em escolas públicas e privadas. No ensino superior, após fazer uma pós-graduação pode lecionar em cursos superiores que possuam disciplinas ligadas a sua área de formação, como cálculo, estatística, geometria analítica e etc. Além de desenvolver pesquisas em universidades e instituições de pesquisa. Atuação em órgãos educacionais, em cargos administrativos ou e fazendo a gestão de unidades de educação. Preparar material didático para escolas e consultorias.
Certificado de Licenciatura com 3525 horas/aulas.
08 semestres.
Matriz Curricular
1º PERÍODO |
---|
Introdução à Educação à Distância |
Leitura Interpretação e Produção Textual |
Filosofia |
Novas Tecnologias na Educação |
Ética |
Sociologia |
Seminário Interdisciplinar I |
2º PERÍODO |
Metodologia da Pesquisa Científica |
História da Cultura Afro-brasileira e Indígena |
Aritmética Básica |
Geometria Euclidiana I |
História da Educação |
Álgebra Básica |
Geometria Euclidiana II |
Seminário Interdisciplinar II |
3º PERÍODO |
Política e Legislação da Educação |
Estatística Básica |
Desenho Geométrico |
Geometria Euclidiana III |
Psicologia da Aprendizagem |
Álgebra dos Polinômios |
Geometria Analítica Plana |
Seminário Interdisciplinar III |
4º PERÍODO |
Pedagogia da Diversidade |
Educação Especial com ênfase na inclusão escolar e social |
Álgebra das Funções |
Geometria Analítica Espacial |
Libras |
Trigonometria |
História da Matemática I: Geometria Euclidiana |
Seminário Interdisciplinar IV |
5º PERÍODO |
Avalição Institucional do Ensino Aprendizagem |
Didática Geral |
Laboratório de Matemática: Confecção de matérias didáticos |
História da Matemática II: Cálculo Infinitesimal |
Cálculo I |
Análise Combinatória e Probabilidade |
Metodologia do Ensino da Matemática I: Geometria |
Seminário Interdisciplinar V |
6º PERÍODO |
Estágio Supervisionado I – planejamento e observação do espaço escolar |
Metodologia do Ensino da Matemática II: Álgebra |
Álgebra Linear I |
Teoria dos Números I |
Cálculo II |
Seminário Interdisciplinar VI |
7º PERÍODO |
Estágio Supervisionado II – Prática docente – Ensino fundamental II |
Problemas de Olimpíadas da Matemática |
Filosofia da Matemática |
Teoria dos Números II |
Cálculo III |
Optativa I |
Seminário Interdisciplinar VII |
8º PERÍODO |
Estágio Supervisionado III – prática docente – ensino médio |
Análise Matemática |
Matemática Aplicada: Problemas de Otimização |
Empreendedorismo |
Equações Diferenciais |
Optativa II |
Seminário Interdisciplinar VIII |
DISCIPLINAS OPTATIVAS |
Cálculo IV |
Álgebra linear II |
Cidadania e Direitos Humanos |
Meio Ambiente e Sustentabilidade |
CURSO: Matemática
ÁREA: Ciências Exatas.
PRÉ-REQUISITO: Ensino Médio Completo.
INÍCIO PREVISTO: Imediato.
DURAÇÃO: 08 semestres.
E-MAIL COORDENAÇÃO: [email protected]
0037670