Proposta do curso

O curso de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância tem como finalidade formar profissionais críticos em relação às problemáticas de seu tempo e consciente das especificidades culturais das sociedades e grupos sociais que os precedem até os dias atuais. O curso prepara educadores comprometidos com a constante renovação do Ensino da Matemática em todas as suas dimensões, o que supõe pleno domínio do conhecimento matemático e das práticas essenciais de sua produção e difusão. O graduado deverá estar capacitado ao exercício do trabalho de docência em Matemática em todos os níveis de ensino e forma pesquisadores com o interesse pelo estudo, pesquisa e conhecimento Matemático. Assim como profissionais encarregados da preservação do ensino, da memória da Matemática, pela sua atuação no desenvolvimento de habilidades que o torne capaz de desenvolver metodologias e técnicas nas áreas de pesquisa, conhecimento e novas tecnologias.

Área de Atuação

Docência na educação básica e ensino superior, Empresas, Instituições públicas, editoras, consultorias.

Mercado de Trabalho

Ministrar aulas de Matemática no ensino fundamental e médio em escolas públicas e privadas. No ensino superior, após fazer uma pós graduação pode lecionar em cursos superiores que possuam disciplinas ligadas a sua área de formação, como cálculo, estatística, geometria analítica e etc. Além de desenvolver pesquisas em universidades e instituições de pesquisa. Atuação em órgãos educacionais, em cargos administrativos ou e fazendo a gestão de unidades de educação. Preparar material didático para escolas e consultorias.

Certificado

Certificado de Licenciatura com 3525 horas/aulas.

Duração

08 semestres.

Matriz Curricular

1º PERÍODO
Introdução à Educação à Distância
Leitura Interpretação e Produção Textual
Filosofia
Novas Tecnologias na Educação
Ética
Sociologia
Seminário Interdisciplinar I
2º PERÍODO
Metodologia da Pesquisa Científica
História da Cultura Afro-brasileira e Indígena
Aritmética Básica
Geometria Euclidiana I
História da Educação
Álgebra Básica
Geometria Euclidiana II
Seminário Interdisciplinar II
3º PERÍODO
Política e Legislação da Educação
Estatística Básica
Desenho Geométrico
Geometria Euclidiana III
Psicologia da Aprendizagem
Álgebra dos Polinômios
Geometria Analítica Plana
Seminário Interdisciplinar III
4º PERÍODO
Pedagogia da Diversidade
Educação Especial com ênfase na inclusão escolar e social
Álgebra das Funções
Geometria Analítica Espacial
Libras
Trigonometria
História da Matemática I: Geometria Euclidiana
Seminário Interdisciplinar IV
5º PERÍODO
Avalição Institucional do Ensino Aprendizagem
Didática Geral
Laboratório de Matemática: Confecção de matérias didáticos
História da Matemática II: Cálculo Infinitesimal
Cálculo I
Análise Combinatória e Probabilidade
Metodologia do Ensino da Matemática I: Geometria
Seminário Interdisciplinar V
6º PERÍODO
Estágio Supervisionado I – planejamento e observação do espaço escolar
Metodologia do Ensino da Matemática II: Álgebra
Álgebra Linear I
Teoria dos Números I
Cálculo II
Seminário Interdisciplinar VI
7º PERÍODO
Estágio Supervisionado II – Prática docente – Ensino fundamental II
Problemas de Olimpíadas da Matemática
Filosofia da Matemática
Teoria dos Números II
Cálculo III
Optativa I
Seminário Interdisciplinar VII
8º PERÍODO
Estágio Supervisionado III – prática docente – ensino médio
Análise Matemática
Matemática Aplicada: Problemas de Otimização
Empreendedorismo
Equações Diferenciais
Optativa II
Seminário Interdisciplinar VIII
DISCIPLINAS OPTATIVAS
Cálculo IV
Álgebra linear II
Cidadania e Direitos Humanos
Meio Ambiente e Sustentabilidade

CURSO: Matemática

ÁREA: Ciências Exatas.

PRÉ-REQUISITO: Ensino Médio Completo.

INÍCIO PREVISTO: Imediato.

DURAÇÃO: 08 semestres.

Conheça o UNINTA

Quer saber mais?

Deixe seus dados e entraremos em contato para esclarecer suas dúvidas:

Seu nome

Seu e-mail

Celular ou WhatsApp