CPA - Comissão Própria de Avaliação

O que é o CPA

A Comissão Própria de Avaliação – CPA é o órgão responsável pela coordenação, condução e articulação do processo interno de Autoavaliação Institucional que orienta, sistematiza e presta informações referentes ao Processo de Implementação e Consolidação da Avaliação Institucional a todos os interessados e comprometidos com a melhoria permanente da qualidade do Ensino Superior.

Através da realização da Avaliação Institucional é possível detectar as principais demandas da comunidade acadêmica e, junto a ela, apontar e acompanhar a implementação de soluções. Através deste tipo de levantamento é possível seguir com a melhoria constante dos serviços prestados pela Instituição. Na modalidade de EaD – Educação à Distância, a avaliação ocorre em cada polo, no final de cada semestre letivo.

Histórico

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do UNINTA foi criada em conformidade com as determinações legais que estruturam a sistemática de avaliação do Ensino Superior no Brasil:

Inciso IX, do Artigo 9º, da Lei nº 9.394/96, que institui as Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
Artigo 1º, da Lei nº 10.861/04, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES;
Portaria nº 2.051/04, que regulamenta os procedimentos do SINAES;
Resolução nº 01/05 do CONAES, que estabelece prazos para os procedimentos da Avaliação Institucional.
A CPA do Centro Universitário INTA – UNINTA, cujo regulamento foi aprovado em junho de 2006, é constituída por representantes do corpo discente e docente, funcionário técnico-administrativo do Centro Universitário e representante da sociedade civil.

Com a instalação de um sistema de informação e divulgação de dados mais ágil e preciso, o estudante responde, no ato da matrícula, ao Questionário de Autoavaliação Institucional eletrônico disponível na plataforma do Sistema Acadêmico cujo preenchimento é completamente anônimo. As informações coletadas são enviadas para o banco de dados e transformadas em gráficos e relatórios.

Porém, não apenas os acadêmicos, mas os docentes, coordenadores de curso e corpo técnico-administrativo do UNINTA também preenchem os referidos questionários e, em breve, serão disponibilizados para os membros da comunidade externa.

Esses questionários constituem, pois, uma ferramenta fundamental para o planejamento administrativo-pedagógico uma vez que revelam as potencialidades e dificuldades dessa Instituição em busca da melhoria da qualidade da formação, da produção do conhecimento e da extensão.

Percebe-se, dessa forma, a importância da participação efetiva da Comunidade Acadêmica nesse Processo de Autoavaliação Institucional a fim de que as respostas desses questionários possam fornecer subsídios consistentes para o planejamento de ações e implementação de melhorias que beneficiem toda a comunidade acadêmica.

Dimensões avaliadas

Em conformidade com a Lei nº 10.861/04, em seu artigo 3º, a CPA empenhou-se em considerar as diferentes dimensões institucionais, dentre as quais figuraram obrigatoriamente as seguintes:

  1. A Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional;
  2. A política para o Ensino, a Pesquisa, a
    Pós-graduação, a Extensão e as respectivas normas de operacionalização;
  3. A responsabilidade social da Instituição;
  4. A comunicação com a sociedade;
  5. As políticas de Pessoal, de carreiras do Corpo Docente e do Corpo Técnico-Administrativo;
  6. Organização e Gestão da Instituição;
  7. Infraestrutura física;
    Planejamento e Avaliação;
  8. Políticas de atendimento aos estudantes;
  9. Sustentabilidade financeira.

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